A palavra economia é de origem Grega oikos = casa e nomos = governo, administração. Xenofontes(455 a 345 a.c.) foi o primeiro a usar o termo Economia no sentido exposto anteriormente, ou seja, abrangendo apenas o governo ou a administração do lar.
Economia é uma ciência social, pois estuda a situação econômica da sociedade.
A economia se ocupa das questões relativas a satisfação das necessidades dos indivíduos e da sociedade.
Necessidade Humana: é a sensação de carência de algo unida ao desejo de satisfazê-la.
Tipos de necessidades:
Necessidades do individuo - Natural: por exemplo, comer.
- Social: decorrente da vida em sociedade; por exemplo, festa de casamento.
Necessidades da sociedade - Coletivas: partem do individuo e passam a ser da
Sociedade; por exemplo, o transporte.
Publicas: surgem da mesma sociedade; por exemplo, a ordem pública.
Necessidades vitais ou primarias: destas depende a conservação da vida; por exemplo, os alimentos.
Necessidades civilizadas ou secundárias: são as que tendem a aumentar o bem-estar do indivíduo e variam no tempo, segundo o meio cultural, econômicos e sociais em que se desenvolvem os indivíduos; por exemplo, o turismo.
Para satisfação das necessidades:
Produção → Distribuição → Consumo
Nesse processo de produção e consumo, surgem e são solucionados muitos problemas de caráter econômico:
Produção ↔ Consumo
↓ ↓
Que bens produzir Como vão gastar
e
Que meios utilizará para produzir
Definição de Economia
A economia estuda a maneira como se administram os recursos escassos, com o objetivo de produzir bens e serviços e distribuí-los para seu consumo entre os membros da sociedade.
Divisão do Estudo da Economia
Micro
Economia Descritiva → T E [ ] P E
Macro
↓ ↓
Economia Positiva Economia Normativa
Economia Descritiva: trata da identificação do fato econômico. É a partir dos levantamentos descritivos sobre a conduta dos agentes econômicos que se inicia o complexo de conhecimento sistematizado da realidade no campo da economia positiva.
È a tarefa de levantamento e descrição dos fatos que se dedica a economia descritiva; é através dela que a realidade começa a ser submetida a um criterioso tratamento no sentido de que possam se analisados as relações básicas que se estabelecem entre os diversos agentes que compõem o quadro da atividade econômica.
Teoria Econômica: a teoria econômica é o compartimento central da economia, compete-lhe dar ordenamento lógico aos levantamentos sistematizados fornecidos pela economia descritiva, produzindo generalizações que sejam capazes de ligar aos fatos entre si, desvendar cadeias de ações manifestadas e estabelecer relações que identifiquem os graus de dependência de um fenômeno em relação a outro. Surgiram então em decorrência conjunto de princípios, de teorias, de modelos e de leis fundamentadas nas descrições apresentadas.
A teoria econômica adota duas posições distintas na apresentação e análise do fenômeno econômico, estas posições são conhecidas como microeconomia e macroeconomia.
A microeconomia é aquela parte da teoria econômica que estuda o comportamento das unidades, tais como os consumidores, as indústrias e empresas, e suas inter-relações.
A macroeconomia estuda o funcionamento da economia em seu conjunto. Seu propósito é obter uma visão simplificada da economia que, porém, ao mesmo tempo, permita conhecer e atuar sobre o nível da atividade econômica de um determinado país ou de um conjunto de países.
Política Econômica: os desenvolvimentos elaborados no compartimento da teoria econômica, tem a finalidade de servir a política econômica. Nesse terceiro compartimento é que serão utilizados os princípios, as teorias, os modelos e as leis. A utilização terá a finalidade de conduzir adequadamente a ação econômica com vistas a objetivos pré-determinados. Quando empregamos a expressão política econômica governamental estamos nos referindo as ações praticas desenvolvidas pelo governo com a finalidade de condicionar, balizar e conduzir o sistema econômico no sentido de que sejam alcançados um ou mais objetivos politicamente estabelecidos.
As Leis da Economia
Lei é a relação entre um fenômeno e sua causa, Economia política é uma ciência e conseqüentemente possui princípios, normas e leis.
Divisão das leis:
Leis Naturais: são aquelas de forma global, gerias; exprimem uma relação constante entre a causa e o efeito. Ex: leis físicas são aquelas onde cientistas podem determinar perfeitamente a causa; a água a zero grau congela.
Leis Sociais: exprimem a tendência que certos fatos tem em produzir certos efeitos. Ex: fenômenos econômicos podem garantir a tendência de acontecimento do fato, segundo as condições propostas; a escassez do produto indica um aumento do preço.
Leis Tipicamente Econômicas: lei da oferta e da procura - essa lei diz que o preço aumenta. Não pode dizer quanto (em valores), quando e como acontecera e nem em que medida poderá ser produzido.
A Relação da Economia Com as Demais Ciências
Com a Biologia: quem exerce a atividade econômica gera serviço, objeto das ciências biológicas. O trabalho gera recursos econômicos para a alimentação e sobrevivência humana.
Com a Moral: a moral tem por objetivo o honesto, a economia tem por objetivo útil, isto é, a atividade humana em busca de prosperidade material. A honestidade com o crescimento econômico.
Com o Direito: o direito e a economia são ciências sociais, tendo como objetivo o homem.
Com a Contabilidade: essa traz luz à economia, sobre inúmeros problemas que se interferem; ambas tratam de juros, empréstimos, bancos, bolsas. A contabilidade age sobre o ponto de vista técnico e a economia mostra as razões teóricas para as suas conclusões sobre determinado fato.
Com a Geografia: essa se utiliza de matemática, física e biologia, as quais fornecem a economia inúmeros elementos.
Com a História: a história também é uma ciência social. A historia econômica é o prefácio da economia política.
Com a Sociologia: mostra os fenômenos econômicos interdependentes com os sociais. Muitos autores consideram a economia política como um ramo da sociologia.
Com a Matemática: cálculos gráficos
Com a Lógica: uso da razão, raciocínio.
Com a Estatística: classifica, analisa, critica e interpreta dados relativos aos fatos econômicos.
Com a Administração: a administração é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos.Ler mais, clique aqui e baixe o arquivo completo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário